Cola cirúrgica esquichável sela ferimentos em 60 segundos

Cola cirúrgica esquichável sela ferimentos em 60 segundos
A cola retém o movimento natural de órgãos como o pulmão.
[Imagem: Universidade de Sydney]

Cola cirúrgica

Uma cola cirúrgica forte e altamente elástica pode transformar a forma como as cirurgias são realizadas, fechando aberturas e ferimentos rapidamente, sem a necessidade de grampos comuns ou suturas.

A cola, batizada de Metro, foi criada por engenheiros biomédicos da Universidade de Sydney (Austrália) em colaboração com colegas dos Estados Unidos.

A alta elasticidade torna a cola cirúrgica ideal para selar tecidos corporais que se expandem e relaxam continuamente - como pulmões, corações e artérias.

Outra grande vantagem é a textura semelhante a um gel, que permite que a cola seja aplicada na forma de um esguicho, atingindo toda a área a ser suturada.

O material também funciona em feridas internas, que frequentemente surgem em áreas difíceis de alcançar e hoje exigem grampos ou suturas devido ao fluido corporal circundante, que dificulta a eficácia dos selantes cirúrgicos atuais.

A cola cura em apenas 60 segundos depois de receber luz UV e uma enzima degradante pode ser incorporada para determinar quanto tempo dura essa colagem - de horas a meses, para permitir um tempo adequado para que a ferida cicatrize.

A nova cola cirúrgica já foi testada em sucesso nas artérias e pulmões de roedores e porcos. Segundo o professor Nasim Annabi, da Universidade de Sydney, a próxima etapa para que a tecnologia chegue às salas de cirurgia será a realização de ensaios clínicos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Cirurgias

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.